HISTÓRIA E CINEMA

Escolha um dos filmes abaixo para realizar a Atividade de Estudo e Pesquisa.
Envie suas sugestões de filmes aqui.

Atualizado em 4/nov./2010.

A MISSÃO                                        Grã-Bretanha, 1986   Direção: Roland Joffe
Os grandes impérios coloniais no séc. XVIII, Espanha e Portugal, disputam o domínio da América do Sul. O padre Gabriel dirige uma missão no alto das montanhas no Brasil, onde os nativos são evangelizados levando uma vida pacífica. Mendonza, um traficante de escravos arrependido que, fascinado pelo trabalho do padre Gabriel, acaba por se lhe juntar na missão, tornando-se sacerdote. A pressão levada a cabo por Portugal obriga a Igreja a ceder as terras em que estava implantada a missão. O padre Gabriel e Mendonza fazem o possível para defender a missão e evitar que os nativos sejam escravizados.

ALEXANDRE, O GRANDE                         EUA,  2004                 Direção: Oliver Stone                       
Conta a história de um jovem guerreiro audaz, ambicioso, conquistador que nunca perdeu uma batalha e que aos 25 anos tinha já conquistado 90 por cento do mundo conhecido à época. O filme mostra as batalhas que o levaram a conquistar um império, a relação com a mãe, o pai inflexível, o amigo e companheiro de luta Hephaistion e o seu general confidente.

DESMUNDO                                     Brasil, 2003                Direção: Alain Fresnot
No Brasil, por volta de 1570, chegam algumas órfãs enviadas pela rainha de Portugal, com o objetivo de desposarem os primeiros colonizadores. Uma delas, Oribela, é uma jovem sensível e religiosa que, após ofender de forma bem grosseira Afonso Soares D'Aragão se vê obrigada a casar com Francisco de Albuquerque, que a leva para seu engenho de açúcar. Sentindo-se infeliz, ela tenta fugir, pois quer pegar um navio e voltar a Portugal, mas acaba sendo recapturada por Francisco. Quando ela sai do seu cativeiro continua determinada em fugir, até que numa noite ela se disfarça de homem e segue para a vila, pedindo ajuda a Ximeno Dias, um português que também morava na região.

GLADIADOR                                    EUA, 2000                  Direção: Ridley Scott
Maximus é um importante general romano, amado pelo povo e pelo idoso imperador Marco Aurélio. Antes de morrer, o imperador escolhe Maximus para seu sucessor, preterindo o filho, Commodus, que, despeitado, mata o pai e acusa Maximus desse crime. Condenado à morte, tanto ele como a sua família, Maximus foge, mas não consegue salvar a mulher nem a filha, acabando por ser capturado por traficantes de escravos, que fazem dele um gladiador

HENRIQUE V                                    Reino Unido, 1989     Direção: Kenneth Branagh
Uma reconstituição histórica do reinado de Henrique V, rei de Inglaterra entre 1413 e 1422, que, aproveitando as dissensões que dilaceravam a França, dividida entre Armagnacs e Borguinhões, pretendeu fazer valer os seus direitos ao trono francês e reiniciou a Guerra dos Cem Anos. Obteve uma grande vitória na batalha de Azincourt, em 25 de Outubro de 1415, e com o apoio de Isabel da Baviera e do duque da Borgonha assinou o Tratado de Troyes, que lhe deu como esposa Catarina de Valois e o título de regente do reino de França.

JOANA D'ARC                                 França, 1999              Direção: Luc Besson
Em 1412 nasce, em Domrémy, França, uma menina chamada Joana, filha de camponeses. Os tempos são de guerra, Guerra dos Cem Anos entre a Inglaterra e a França, e os ingleses ocupam o território francês, procurando impor os termos do tratado de Troyes. Ao atingir a idade de 16 anos Joana D'Arc, criada num ambiente místico-religioso, assume a incumbência, que, segundo ela, lhe estava reservada por Deus, de expulsar os Ingleses de França. Liderando o exército francês, consegue a libertação de Orleans, possibilitando a coroação de Carlos, o Delfim. Contudo, acaba por ser capturada pelos ingleses e julgada segundo a lei inglesa. Acusada de bruxaria, é condenada à fogueira. A sentença foi executada no dia 30 de Maio de 1431, tinha Joana D'Arc 19 anos.


O NOME DA ROSA                                     Itália, 1986                  Direção: Jean-Jacques Annaud
Depois de uma morte misteriosa numa abadia dominicana, em 1347, os monges convencem-se de que o Apocalipse está para chegar. Um monge franciscano, William de Baskerville, é chamado para tentar solucionar o inexplicável crime. Só que as mortes continuam, e é chamada a Inquisição. William e o seu jovem ajudante correm contra o tempo para provar a inocência dos injustamente acusados e evitar os excessos do inquisidor Bernardo Gui. Baseado na obra homônima de Umberto Eco.


SPARTACUS                                   EUA, 1960                  Direção: Stanley Kubrick
O rebelde trácio Spartacus, nascido e criado escravo, é vendido como gladiador ao treinador Batiatus. Depois de semanas de treino, Spartacus revolta-se e incita os outros escravos à rebelião, num movimento popular que ganha cada vez mais adeptos e que fez tremer o império romano. Produção baseada no romance histórico homônimo de Howard Fast.

TRÓIA                                                           EUA, 2004                  Direção: Wolfgang Petersen
Uma adaptação da Ilíada de Homero, considerado o primeiro grande mestre da literatura ocidental. Homero terá escrito a sua obra no século VIII a.C., 300 a 400 anos após a suposta queda de Tróia, e embora não seja claro se a escreveu baseando-se em crônicas orais já existentes ou se era o único e criador original, o seu trabalho sobreviveu à passagem dos séculos para se tornar o mais importante olhar da literatura sobre a Antiguidade. O diretor Wolfgang Petersen cria um imenso espetáculo visual, com grandiosas batalhas, cidades-fortaleza e o lendário Cavalo de Tróia.
VIDA DE MENINA                            Brasil, 2004                        Direção: Helena Solberg
Baseado no diário de Helena Morley, escrito na época em que o Brasil abandonava a escravatura e proclamava a Republica, ainda em sua adolescência. Suas anotações ficaram famosas por apresentar um painel sensível e fiel, com uma visão feminina sobre os acontecimentos e costumes da época.